Instituto Pensar - CPI faz 1 minuto de silêncio por vítimas da covid e Osmar Terra mente

CPI faz 1 minuto de silêncio por vítimas da covid e Osmar Terra mente

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Senadores e senadoras da CPI da Pandemia fizeram um minuto de silêncio em memória dos mais de 500 mil mortos por covid no Brasil. A homenagem foi prestada na reunião desta terça-feira (22). Os parlamentares levantaram placas de "luto? e cartazes pedindo vacina.

"Estamos aqui o tempo todo falando e o tempo todo tentando justificar aquilo que não conseguimos justificar para o mundo. 502.817 brasileiros mortos. Nós estamos de luto. São mais de 500 mil mortes no Brasil. Antes de começarmos qualquer coisa, em sinal de respeito, devemos fazer um minuto de silêncio em sinal de respeito a 502 mil famílias que se desfizeram pela dor da perda irreparável que é a dor da perda da vida.?
Rogério Carvalho (PT-SE)

Defesa de imunidade de rebanho

O depoente na CPI da Pandemia nesta terça, na condição de convidado, é deputado federal Osmar Terra (MDB-RS). Em sua fala, insinuou que houve "imunidade de rebanho? entre o primeiro pico da pandemia no Amazonas, em abril de 2020, e a chegada de segunda cepa, a P1, em dezembro.

Mostrando gráfico, Terra mentiu ao dizer que as aulas não foram suspensas no estado e que a população ficou imunizada até a chegada da segunda cepa, no final de 2020. Omar Aziz desmentiu o deputado.

"As escolas ficaram fechadas, não diga isso. As pessoas que comemoraram o fim do lockdown em Manaus em dezembro são cúmplices de assassinato?.
Omar Aziz

Em seguida, Terra respondeu a pergunta do relator da CPI Renan Calheiros (MDB-AL) e, negando tudo que tem defendido nas redes e nos meios bolsonaristas, afirmou que não defende a imunidade de rebanho.

"Eu não defendo imunidade de rebanho. Imunidade de rebanho é o resultado de todas as pandemias publicado em qualquer livro de epidemiologia?.
Osmar Terra

Mentiras de Osmar Terra na CPI

Omar Terra, que chegou a prever que a pandemia mataria cerca de duas mil pessoas no Brasil, disse que errou nas estimativas por causa da mutação do vírus.

No entanto, quando a segunda cepa foi detectada no Brasil, em dezembro, o país já contava mais de 194 mil mortos pela Covid-19. "Alguma coisa não funcionou ali nos cálculos?, disse, depois de falar que se baseia em dados da China e em experiências pessoais de cinco pandemias.

Terra ainda mentiu sobre a taxa de infecção entre Araraquara, no interior de São Paulo, que decretou lockdown por três vezes, e Chapecó, em Santa Catarina, que adotou a medida apenas uma vez.

Gabinete paralelo é ficção, diz Terra à CPI

Suspeito de fazer a articulação com médicos negacionistas que integram o chamado "gabinete paralelo?, Terra foi citado pela primeira vez na CPI em maio, pelo ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS).

Na ocasião, Mandetta afirmou que "outras pessoas? buscavam desautorizar orientações do Ministério da Saúde a Jair Bolsonaro. Entre eles, o ex-ministro da Cidadania.

Em reunião realizada em setembro do ano passado com a presença do presidente da República, o parlamentar foi apresentado como "padrinho? de um grupo de médicos que apoiavam o uso de remédios sem eficácia contra a covid.

Apontado pelo próprio presidente como "assessor? junto ao grupo de médicos pró-cloroquina, Terra afirmou que o chamado gabinete paralelo é uma "ficção? e que apenas expressa sua opinião a Bolsonaro quando consultado. O deputado disse que o vídeo divulgado sobre um encontro de Bolsonaro com o grupo de médicos em setembro trata-se de uma "reunião pública?.

"Transformar isso num gabinete secreto, que vaza vídeos, é um absurdo. Eu posso dizer que não existe esse gabinete, é uma ficção?, disse Osmar Terra, após apontar que "no atacado nós podemos ter muito mais convergências?, sobre a relação com Bolsonaro.

O deputado ainda rechaçou o fato de ser o "assessor? de Bolsonaro junto ao grupo e que Bolsonaro não é "teleguiado? e tem "bom senso? para tomar as próprias decisões.

"O presidente me botou ao lado dele porque quis. Eu estava sentado junto com o pessoal ali. E as opiniões que estão ali são opiniões pessoais. O presidente julga as coisas do jeito que quer, por isso é Presidente da República. Ele não é teleguiado por ninguém. Ele aceita uma informação se ele acha que está certo. Ele tem bom senso para fazer isso?.
Osmar Terra

Temporão aponta mais um erro de Terra

O ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão apontou mais um erro de Osmar Terra em depoimento à CPI da Pandemia. Nas redes sociais, Temporão afirmou que a vacinação da H1N1 nos grupos de risco, em 2009, foi mais eficaz que a vacinação em massa, estratégia defendida por Terra.

"Sobre a afirmação do deputado Osmar Terra citando-me em seu depoimento na CPI. Ele declara que queria vacinar toda a população do Rio Grande do Sul (em 2009 ele era secretário de saúde do RS) contra o H1N1 e o Ministerio da Saúde apenas os grupos de risco. E nós tínhamos razão. Vacinamos os grupos de risco (idosos, crianças , pessoas com comorbidades, profissionais de saúde, população indígena e gestantes) e controlamos com brilhantismo a doença. Atingimos uma cobertura vacinal de 88% da população alvo em apenas 3 meses!. Nossa decisão foi baseada na posição da OMS e na opinião dos especialistas e cientistas que assessoravam à época o PNI. Ou seja, Osmar Terra errou em 2009 da mesma forma que continua errando hoje?.
José Gomes Temporão

Bolsonaro atacou Renan pelas redes

Pouco mais de uma hora antes de Terra iniciar o depoimento à CPI da Pandemia, Jair Bolsonaro (sem partido) divulgou um vídeo nas redes sociais em que o relator Renan Calheiros (MDB-AL) aparece ao lado do filho, o governador Renan Filho (MDB-AL), na inauguração do Hospital Regional do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia, interior alagoano.

"Renan pai e filho fazendo aglomeração do bem. A falta de caráter é a marca do relator da CPI?, tuitou Jair Bolsonaro. No vídeo, que foi publicado primeiramente pelo filho, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), Bolsonaro ainda resgata um vídeo antigo, mostrado pelo senador governista Marcos Rogério (DEM-RO), em que o filho de Renan Calheiros fala sobre uso da cloroquina.

? Renan pai e filho fazendo aglomeração do bem.
? A falta de caráter é a marca do relator da CPI. pic.twitter.com/hQl6oLcWi1

? Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 22, 2021

No evento em que aparece ao lado do filho, Renan Calheiros usa a máscara o tempo todo, diferentemente dos eventos de Bolsonaro, que faz questão de transitar sem máscara e incitar apoiadores a fazerem o mesmo ? como ocorreu nesta segunda-feira (21) durante chilique com a jornalista da Globo em Guaratinguetá, no interior paulista

Com informações da Revista Fórum e Brasil 247



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: